sábado, 9 de junho de 2012

Sarau.


Dados de como produzir um sarau.


O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Valorizar a música popular brasileira através das canções de Chico Buarque de Holanda.
  •  Aprender a cantar as músicas do compositor Chico Buarque.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Músicas de Chico Buarque. Participação em atividades coletivas.
Estratégias e recursos da aula
Atividade: Apresentação do sarau musical.
Propor como atividade de sistematização do estudo sobre o cantor Chico Buarque uma apresentação das músicas trabalhadas em sala de aula.

1º MOMENTO

Inicie um diálogo com as crianças sobre as músicas do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda, comentando um pouco sobre sua vida. Após as informações, ouvir um CD com as canções do cantor. Depois, escolha junto com as crianças, as músicas que chamou mais atenção. Em seguida, ouça novamente o CD com as músicas escolhidas. Após esse momento, comente com as crianças a possibilidade de fazer um sarau musical, cantando algumas músicas de Chico Buarque. Nesse diálogo, explique como se organiza um sarau, exemplificando que existe sarau de poesia e de música, Após essa conversa, escolher as músicas para cantar no sarau. Como sugestão, as músicas:   A Banda, João e Maria,  A História de uma gata. É importante que as crianças tenham as letras das músicas que irão apresentar no sarau para ensaiar em casa.

2º MOMENTO

Após a escolha das músicas, planejar com as crianças a organização do sarau, questionando sobre a vestimenta, o cenário e as ações que irão realizar no palco. Sugestão de possíveis questões:
  • Iniciaremos cantando qual música?
  • Que movimentos vocês irão fazer na música A História de uma Gata?
  • Qual será a fantasia?  
  • Quem poderá tocar violão?
 Lembre-se de registrar com hidrocor, numa cartolina, as sugestões das crianças e deixe fixo no mural da sala, para a consulta nos momentos de produção do sarau.

3º MOMENTO

No dia combinado, as crianças se apresentarão vestidas com os figurinos  baseados no contexto das canções trabalhadas durante o estudo. Sugerimos que convidem um pai ou mãe ou mesmo um professor/funcionário da escola para participar do sarau, tocando violão, acompanhando as crianças enquanto cantam as canções. Os demais pais devem ser convidados para apreciar o sarau. 
OBSERVAÇÃO: as músicas apresentadas devem ser ensaiadas com antecedência em sala de aula.
4ºMOMENTO:
As crianças numa grande roda irão expressar oralmente sua opinião sobre esse momento. Em seguida, em duplas, poderão registrar com desenhos a apresentação do sarau.
Recursos Complementares
Sugestões de links:
Letra e vídeo da música A Banda: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/ 
Avaliação
O Professor deverá observar se as crianças:
  • Conseguem representar a situação vivenciada (sarau) através do seu desenho;
  • Cantaram as músicas trabalhadas demonstrando satisfação em participar da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário