sábado, 9 de junho de 2012

FEIRA DE CIÊNCIAS


                                    


Planejamento de feira de ciências.

Exposição = aquilo que o público verá
Trate de organizar o conteúdo da exposição de maneira que faça sentido para os espectadores que saibam menos que você. Nossas sugestões englobam muitos temas do universo de idéias, porém, não fecham o assunto. Contamos com seu bom senso para nos auxiliar na tarefa de mostrar aquilo que o público deve ver.
Ao se aproximar do local onde você expõe, o visitante quer ver um Título, algum nome que explique muito rapidamente de que se trata.
Esse título, deve ser curto, o menos técnico possível, o mais chamariz possível e o mais visível de todos os textos apresentados. Na parte da estrutura (8.2) vamos sugerir um excelente local para esse Título. Esse título principal, pode ser explicado, ampliado ou comentado mediante um subtítulo.
Depois que o visitante se interessou pelo seu Título, ele se aproxima mais e vê o subtítulo. Aí ele quer saber, sem muita 'enrolação', o Resumo ou apresentação do problema. Isso pode estar escrito de um modo muito claro, ou pode ser apresentado a viva voz . Você deve dar ao espectador uma explicação condensada do projeto e de sua importância. Pode ser, sem incluir a linguagem técnica que não tenha sentido para o visitante, aquilo que está escrito em seu Folheto Explicativo. Essa primeira explicação deve ser muito simples. Só a aprofunde se perceber que o visitante está solicitando algo mais. Aí pode ir fundo!
Suas hipóteses e conclusões devem ser expostas de maneira compreensível para o espectador médio. Para os mais interessados, apresente seu folheto explicativo e comente-o de modo a despertar o interesse pela sua posterior total leitura. Não espere que o visitante leia-o na sua frente, ele tem muito mais coisas a ver pela frente. Apenas deixe-o interessado. Ele poderá ser um futuro fã da ciência.
Durante sua apresentação do trabalho, se possível, mostre detalhes a respeito do seu método e profundidade de investigação. Exponha somente os aspectos que se destaquem e chame a atenção para os pormenores que, em sua opinião, dão mostras de imaginação, engenhosidade ou criatividade.
Quanto às suas observações e dados, ambos são importantes porém, numa exposição o excesso de dados pode resultar cansativo. Quando possível, apresente somente aqueles que são indispensáveis para uma explicação muito breve de seu projeto.
Um fator que deve ser muito bem pensado em sua apresentação inclui as fotografias e ilustrações. Passe em revista os fatores anteriores para decidir em que casos as fotografias possam ser mais elucidativas que os textos ou esquemas simples. Faça uma lista de todas as fotos que poderão participar do seu 'stand' (boxe, nicho, local específico onde se fará a apresentação), assim como de todos os desenhos e ilustrações que você poderá usar nas suas explicações. Não selecione nada, por enquanto. Mais adiante, ao projetar a distribuição, a limitação do espaço o obrigará a decidir pela melhor seleção.
Equipamento e amostras também contribuem para a boa explicação do tema do projeto. Escolha objetos, aparelhos, equipamentos e amostras que dêem aos espectadores uma imagem clara de seu trabalho.
O visitante deve ficar consciente daquilo que você pretende. Tudo que você está tentando fazer é transferir a idéia já trabalhada que está em sua cabeça, para o espectador. Isso nem sempre é fácil e, em termos de ciência, a coisa pode complicar-se ainda mais, por requerer conhecimentos anteriores acumulados pela vida estudantil.
O equipamento científico é, além de um auxiliar visual, o instrumento de produção do fenômeno básico de seu tema.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário