Utilizando
filmes em sala de aula
Dicas e sugestões de atividades pedagógicas para o uso de
filmes em sala de aula.
O fato é que muitos são os momentos em que os filmes “comerciais” aparecem como elementos pedagógicos no contexto escolar.
Porém, apesar de ser um “velho conhecido” de todos, ainda existem equívocos, tabus e muito desconhecimento acerca desta valiosa prática pedagógica.
Os filmes são potentes recursos audiovisuais, que por meio do enredo, da trama, dos personagens, do lúdico, podem, quando utilizados de modo correto, promover excelentes experiências de aprendizagem! Trabalham com nossas experiências e emoções, abordando diferentes linguagens: falada, visual, musical e escrita.
Quando falamos em usar corretamente, é importante entender que:
a)
A prática da projeção do filme em ambiente escolar deve estar alicerçada no
planejamento de ensino. Não adianta levar os alunos para a sala de TV ou o
vídeo para a sala sem definir exatamente o conteúdo que se deseja trabalhar.
b)
O professor deve assistir ao filme com antecedência, marcando as partes, os
elementos, as cenas que exemplificam e vivenciam o conteúdo pedagógico
proposto, de modo a apontar estes itens durante a execução do filme.
c)
Muitas vezes, não se faz necessário que o docente e os alunos assistam ao filme
inteiro. Podem-se selecionar os trechos mais significativos que ilustrem e
esclareçam a temática em questão.
d)
Salvo em época de colônia de férias e para ambientes de educação infantil, o
filme em sala de aula não é diversão ou passatempo. Desmistifique isso com seus
alunos.
e)
Prepare seus alunos para o filme. Em sala de aula, comente quais conteúdos
pedagógicos serão “vistos” na projeção em questão, qual o período histórico, os
elementos importantes e os vestuários.
f)
O item anterior fica totalmente revogado se a sua intenção for surpreender os
alunos. Permita que assistam ao filme sem nenhuma orientação e depois retome o
assunto em sala de aula, de modo a perceber qual a visão do grupo sobre o
assunto, os conhecimentos anteriores que possuem e retome o conteúdo com base
nas questões apresentadas por eles.
g)
Todo mundo gosta de ver o filme. Isso é uma verdade incontestável. Portanto,
assegure que o tamanho da tela da TV seja adequado e garanta a visibilidade do
grupo todo. A mesma dica vale para o som. Do primeiro ao último aluno, todos
devem estar ouvindo bem. Muitas vezes, os professores reclamam de indisciplina
durante as projeções, mas ela pode ser causada pelo fato de que eles,
simplesmente, não conseguem ler as legendas ou visualizar a televisão...
h)
Alguns docentes solicitam o preenchimento de uma ficha técnica do filme durante
a execução dele. O recurso é válido, desde que os alunos tenham condições de
preencher tal ficha... Há luminosidade? Há carteiras e cadeiras adequadas?
i)
Os filmes apresentam erros conceituais? Ótimo! Aproveite a oportunidade para
esclarecer o ponto em questão e também para desenvolver o senso crítico dos
alunos, mostrando que nem tudo que está na TV, no filme, no comercial é correto
e verdadeiro!
j)
Nem só de filmes “prontos” vive a escola quando se fala em recurso audiovisual!
Você pode utilizar comerciais, programas televisivos gravados, filmes
disponíveis na internet como os disponibilizados para download no portal da
Petrobras, além de solicitar que os alunos produzam seus próprios filmes!
k)
Curta o momento com seu grupo! Vale todo mundo no chão, com almofadas, pipoca e
aquele clima de aconchego que todo mundo gosta de vivenciar e não esquece
nunca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário